Primeiro dia do Rio Innovation Week tem anúncio oficial da ABINC Rio

Compartilhe:

No primeiro dia do Rio Innovation Week, a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) anunciou a criação da ABINC Rio, uma nova representação regional que será dirigida por André Luís Azevedo Guedes. Este movimento estratégico marca um importante avanço na expansão da presença da associação pelo Brasil, fortalecendo ainda mais o ecossistema de Internet das Coisas (IoT) no país.

A criação da ABINC Rio faz parte de um plano de expansão da associação, que busca trabalhar de forma mais próxima e direta com outros estados brasileiros. O objetivo é criar iniciativas colaborativas com empresas locais e governos, promovendo o desenvolvimento e a aplicação de soluções de IoT em diversas regiões do Brasil. Essa abordagem regionalizada permitirá que a ABINC adapte suas ações às necessidades específicas de cada localidade, impulsionando o crescimento do setor de IoT de maneira mais eficaz e estratégica.

Importância da ABINC Rio para o Mercado de IoT

“Ter uma representação da ABINC no Rio de Janeiro é crucial para fortalecer o desenvolvimento e a adoção de tecnologias IoT na região, que é um dos principais polos econômicos do país. A presença da ABINC no Rio permitirá uma maior interação com as empresas locais, facilitando a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais da área e contribuindo para o crescimento do setor”, explica André.

Paulo Spaccaquerche, presidente nacional, ressalta que a ABINC Rio poderá atuar mais proximamente junto a órgãos governamentais e iniciativas locais, promovendo ações que fomentem a inovação e o uso de IoT em diferentes setores, como saúde, segurança, mobilidade urbana e cidades inteligentes. “Essa regionalização reforça o compromisso da ABINC em se tornar a principal referência em IoT no Brasil, promovendo a sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento social através da tecnologia”. ​

André Guedes, que dirigirá a ABINC Rio, é Doutor em Engenharia Civil com foco em Gestão, Produção e Meio-Ambiente, especializado em Inovação e Smart Cities. Ele realizou pós-doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF/PPGAd), concentrando-se em Indústria 4.0, Sociedade 5.0 e Smart Cities. Atualmente, é Professor do Programa Profissional de Pós-graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL) no Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM, além de ser Professor colaborador no Programa de Mestrado em Engenharia Civil da UFF. André também é Professor efetivo nos cursos de Doutorado e de Mestrado em Desenvolvimento Local (PPGDL) da UNISUAM, Professor colaborador no Mestrado em Engenharia Civil na UFF e Professor nos cursos de Administração de Empresas no UNILASALLE e na UFF.

Com uma carreira sólida e premiada, André foi o organizador do livro “Smart Cities – Cidades Inteligentes nas dimensões: Planejamento, Governança, Mobilidade, Educação e Saúde”, que recebeu o prêmio de melhor obra científica pela Associação Brasileira de Qualidade (ABQ) em 2021. Ele atua como revisor internacional em diversos periódicos renomados, é membro do corpo editorial da Sustainable Business International Journal (SBIJ) e reviewer board da revista Urban Science. Além disso, foi Diretor da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH) para o Estado do Rio de Janeiro por 4 anos, Conselheiro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Niterói (RJ) e organizador do evento Rio Cidade Inteligentes em 2021 e 2022.

Com vasta experiência em gestão de projetos de Tecnologia da Informação desde 1999, André Guedes é uma figura central no avanço das tecnologias de IoT e Smart Cities no Brasil, trazendo uma visão inovadora e estratégica para a ABINC Rio.

Rolar para cima