A Sigfox se uniu oficialmente à LoRa Alliance como membro contribuinte, segundo divulgado na última semana. A tecnologia francesa de rede IoT, que já foi muito popular entre as startups europeias, enfrentou dificuldades financeiras e foi vendida no início de 2022. Agora, sob a liderança da equipe da Unabiz, com a ajuda de Rémi Lorrain, especialista em LoRaWAN, a Sigfox ingressou no campo rival LoRaWAN.
A Unabiz, liderada por Henri Bong e Philippe Chiu, avançou rapidamente em 2023 com acordos de colaboração com importantes operadoras no regime LoRaWAN, incluindo a Actility, a The Things Industries e a Senet. A LoRa Alliance, que representa empresas como Actility e Senet, aceitou a adesão da Sigfox, o que é considerado um grande passo para a Unabiz e confirma sua visão de redes convergentes de IoT.
José Almeida, CEO da WND, operadora Sigfox no Brasil, disse à Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) que considera o movimento salutar. “Apesar de estarmos no setor de IoT há mais de 5 anos, o mercado ainda tem um crescimento menor do que se esperava. Note-se que essas batalhas desapareceram da indústria de celular quando ela começou a amadurecer, no começo dos anos 2000, e desta forma pode-se dizer que o mesmo movimento pode acontecer na nossa indústria”.
Almeida ainda destaca que ambas as tecnologias funcionam, se bem conduzidas, e servem a propósitos similares. “Faria sentido total ganhar economia de escala do lado dos custos de aluguel, manutenção, gerenciamento etc., com uma rede unificada. Novamente, em nada diferente da ideia de OpenRAN, ora acalentada por operadoras celulares”.
A Sigfox tomou algumas decisões importantes, como disponibilizar o código da biblioteca de dispositivos no domínio público para promover a interoperabilidade com outras tecnologias de comunicação. A empresa também contratou Rémi Lorrain, anteriormente da LoRa Alliance, para fortalecer sua posição na LoRaWAN.
A Unabiz tem como foco colaborar no setor de gestão de edifícios e instalações. A LoRa Alliance vê a entrada da Unabiz como um passo importante na adoção em larga escala do LoRaWAN, considerando seus pontos de vista sobre modelos de negócios multiprotocolo, que são alinhados com a estratégia da aliança para abordar soluções de casos de uso em IoT massiva.
“Como diretor da ABINC, acho o movimento da Unabiz, atual dona da Sigfox, de busca por um mercado convergente, salutar. O ecossistema LPWAN vem buscando um modelo mais convergente, visando atender as crescentes demandas do mercado. Ressalto ainda que é o movimento de aproximação da Unabiz com o ecossistema LoRaWAN, através da LoRa Alliance, que vem reforçando sua posição de destaque entre as tecnologias para IoT Massivo, em âmbito global”, conclui Gustavo Zarife.