O Papel das Tecnologias Emergentes nas Cidades Inteligentes

Compartilhe:

A tecnologia tem sido um fator fundamental na transformação das cidades inteligentes em todo o mundo. Seja por meio do 5G, Web3, Blockchain, Internet das Coisas (IOT), Metaverso ou Inteligência Artificial (IA), a aplicação dessas tecnologias emergentes em diferentes áreas pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Minha experiência no tema das smart cities foi pioneira, desde de 2011, quando ainda pouco se falava sobre o assunto. Hoje com uma participação prática no tema, aplicando tecnologias em projetos de governo, consigo ter uma visão holística de como as cidades vem evoluindo e aderindo ao conceito. Neste artigo, fiz um apanhado dos casos de Seul, Dubai e Singapura, que demonstram o potencial da tecnologia para transformar as cidades em lugares mais eficientes, seguros e conectados.

Em Seul, a tecnologia 5G está sendo utilizada para testar veículos autônomos e melhorar a qualidade das imagens capturadas pelas câmeras de segurança na cidade. Em Dubai, a tecnologia blockchain está sendo aplicada na criação de uma plataforma de registro de dados médicos e na construção de um metaverso, enquanto em Singapura, a inteligência artificial está sendo utilizada para melhorar a eficiência dos serviços públicos e desenvolver políticas públicas para atender às demandas de uma população que está vivendo cada vez mais.

Conectividade Ultra-rápida – SEUL

O caso de Seul é um exemplo de como a tecnologia 5G pode ser aplicada em diferentes áreas para melhorar a eficiência e a qualidade de vida das pessoas. A Coreia do Sul é um dos países mais avançados em relação à implementação do 5G, tendo sido o primeiro país do mundo a disponibilizar uma rede comercial de 5G em abril de 2019.

Com a tecnologia 5G, as empresas de transporte em Seul estão testando veículos autônomos que podem transportar passageiros de forma segura e eficiente. A alta velocidade de transmissão de dados do 5G permite que os veículos sejam controlados remotamente por um motorista humano, que pode monitorar a estrada por meio de câmeras e sensores instalados no carro.

Além disso, a tecnologia 5G também está sendo utilizada para melhorar a qualidade das imagens capturadas pelas câmeras de segurança na cidade. Com a conexão 5G, as imagens podem ser transmitidas em tempo real com maior clareza e rapidez, o que permite uma resposta mais rápida em caso de emergências.

O caso de Seul demonstra o potencial do 5G para transformar a forma como as pessoas se movem e interagem com o ambiente urbano, além de melhorar a segurança pública e a qualidade de vida.

Web3 e Metaverso – DUBAI

A Web3, IOT e Metaverso são outras tendências que podem trazer grandes benefícios para as cidades inteligentes. A Web3 é a terceira geração da internet, que tem como base a descentralização de dados e serviços, além da utilização de tecnologia blockchain. Com a IOT (Internet das Coisas), é possível conectar objetos do dia-a-dia à internet, criando um ambiente inteligente e interconectado. Já o Metaverso é um ambiente virtual imersivo, que permite a interação entre usuários em um ambiente virtual. Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a cidade está utilizando a tecnologia blockchain para criar uma plataforma de registro de dados médicos, além de estar investindo na construção de um metaverso que permitirá a interação entre cidadãos em um ambiente virtual.

O caso de Dubai é um exemplo de como a tecnologia blockchain pode ser aplicada em setores como a saúde e o entretenimento, para criar soluções inovadoras e melhorar a experiência das pessoas.

A cidade de Dubai está desenvolvendo uma plataforma de registro de dados médicos baseada em blockchain, que permitirá que pacientes e profissionais de saúde acessem e compartilhem informações médicas de forma segura e eficiente. A plataforma, chamada de Dubai Pulse, utiliza a tecnologia blockchain para garantir a segurança e a privacidade dos dados, além de possibilitar o compartilhamento de informações entre diferentes instituições de saúde.

Além disso, Dubai está investindo na construção de um metaverso, um ambiente virtual onde os cidadãos poderão interagir e participar de atividades sociais, econômicas e culturais. O metaverso de Dubai será construído utilizando tecnologias como realidade virtual, inteligência artificial e blockchain, e será integrado com a infraestrutura da cidade, permitindo que as pessoas possam acessar serviços e informações de forma mais eficiente e conveniente.

O objetivo de Dubai com essas iniciativas é tornar a cidade mais inteligente, conectada e eficiente, oferecendo soluções inovadoras para seus cidadãos e visitantes, além de fortalecer sua posição como um centro global de inovação e tecnologia. O uso da tecnologia blockchain no registro médico e a construção do metaverso também demonstram o potencial da blockchain para transformar setores diversos e criar novas oportunidades de negócio e interação social.

Inteligência Artificial e longevidade – SINGAPURA

A inteligência artificial já está transformando as cidades em todo o planeta. Com a inteligência artificial, é possível criar sistemas de análise de dados em tempo real, melhorando a eficiência dos serviços públicos e a segurança. Fazendo um paralelo com o aumento da longevidade as cidades terão ainda mais desafios, como a necessidade de criar políticas públicas que atendam às demandas de uma população mais velha. Em Singapura, a cidade está investindo em tecnologias de inteligência artificial para melhorar a eficiência dos serviços públicos, além de estar desenvolvendo políticas públicas para atender às demandas de uma população que está vivendo cada vez mais.

A inteligência artificial pode ser a tendência tecnológica mais impactante para as cidades inteligentes, basta ver o recente sucesso do Chatgpt. Com o avanço da IA, é possível criar sistemas autônomos capazes de tomar decisões de forma independente, além de possibilitar a criação de novos modelos de negócio e serviços públicos.

O caso de Singapura é um exemplo de como a inteligência artificial (IA) pode ser aplicada no setor público para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Singapura está investindo em tecnologias de IA para melhorar a tomada de decisões e a prestação de serviços públicos. Por exemplo, a cidade está utilizando sistemas de IA para monitorar o tráfego e gerenciar a rede de transporte público, garantindo que os ônibus e trens cheguem aos destinos no horário previsto.

Além disso, Singapura está desenvolvendo políticas públicas para atender às demandas de uma população que está vivendo cada vez mais. A cidade está investindo em tecnologias de assistência social, como robôs de companhia para idosos, e está promovendo a educação em IA para garantir que os cidadãos estejam preparados para trabalhar com as novas tecnologias.

Outra iniciativa importante em Singapura é o uso de sistemas de IA para a prevenção de crimes. A cidade está desenvolvendo sistemas de vigilância por vídeo que utilizam IA para detectar atividades suspeitas e alertar as autoridades de segurança em tempo real.

O objetivo de Singapura com essas iniciativas é criar uma cidade inteligente e sustentável, que ofereça serviços públicos eficientes e de alta qualidade para seus cidadãos. O uso de tecnologias de IA no setor público também demonstra o potencial da IA para melhorar a eficiência e a eficácia dos serviços oferecidos pelos governos em todo o mundo.

Aplicabilidade das tecnologias emergentes

A tecnologia tem o potencial de transformar as cidades em ambientes mais inteligentes e conectados, trazendo benefícios para a população e para o meio ambiente. Com a aplicabilidade de novas tendências tecnológicas, é possível melhorar a eficiência dos serviços públicos, a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade das cidades. As cidades inteligentes têm se mostrado cada vez mais importantes para o futuro, e a tecnologia é um dos principais fatores que podem impulsionar essa transformação. É fundamental que governos e empresas invistam na aplicação de soluções tecnológicas inovadoras para criar cidades mais inteligentes, conectadas e sustentáveis.

ANDRÉ TELLES 

Especialista em inovação e governos inteligentes, com projetos realizados em parceria com a Prefeitura de Barcelona e o Governo da Catalunha. Escritor. Autor de seis livros relacionados ao tema da tecnologia e inovação. Professor de Pós-Graduação e palestrante. Lider do Comitê de Smart Cities da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) Diretor de inovação da Associação de dirigentes de vendas e marketing (ADVBPR). Foi Superintendente-Geral de Inovação do Governo do Estado do Paraná e atualmente é Assessor da Presidência da Companhia de Tecnologia do Paraná (Celepar).

+ Recentes

Rolar para cima