Secretário de Estado Marcelo Rangel anuncia Sala Sensorial e Laboratório de Inovação para Ivaiporã

Compartilhe:

Em uma visita oficial à cidade de Ivaiporã, o secretário de Estado, Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, anunciou a implantação de uma Sala Sensorial e um Laboratório de Inovação. Os projetos estão orçados em R$450.000,00 e visam fortalecer a infraestrutura educacional voltada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e à tecnologia no município, onde será inaugurada a Incubadora Tecnológica em 2024.

Os anúncios foram feitos no salão nobre da Prefeitura, na quinta-feira, dia 7 de dezembro, e reiterados no gabinete, nesta sexta-feira, dia 8, com a presença do prefeito Carlos Gil, chefe de gabinete, Aláercio Bufalo, e dos secretários municipais de Educação e de Indústria e Comércio – Adriano Diglio e Alex Fonseca, respectivamente.   

A Sala Sensorial, que foi desenvolvida pela startup brasileira Neurobrinq, é acionada por tablets ou computadores utilizando tecnologia IoT e conectados a um servidor por meio de uma rede dedicada wi-fi. Os recursos estimulam o tato, visão, audição, paladar, olfato e o equilíbrio em movimento, que é considerado o 6º sentido.

Em Ivaiporã, as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, e os profissionais que compõem o programa Brilhantemente, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, desenvolvem um importante trabalho voltado ao atendimento do autista por intermédio do programa Autismo em Rede.

Inovação

Quanto ao Laboratório de Inovação será dedicado ao desenvolvimento de projetos tecnológicos em Ivaiporã. O intuito será impulsionar o setor de tecnologia e atrair investimentos. Com visão empreendedora, o secretário Marcelo Rangel antecipou que a meta é instalar uma Agência de Inovação em Ivaiporã – integrando o Vale do Ivaí para proporcionar maior acesso às tecnologias e ao empreendedorismo.  

O pedido de implantação da Sala Sensorial foi feito pelo secretário Adriano Diglio e do Laboratório de Inovação pelo secretário Alex Fonseca. Ambos foram prontamente atendidos pelo secretário de Estado, Marcelo Rangel, que prevê a instalação de ambos no início de 2024.

“Trata-se de anúncios do Governo do Estado – além de presentes de Natal por mérito da cidade de Ivaiporã e pela mobilização dos professores da rede municipal de ensino. O secretário Adriano Diglio esteve em Faxinal, onde inaugurei a Sala Sensorial, no dia 7, quando solicitou a implantação em Ivaiporã”, contou Marcelo Rangel.  

Agradecimentos

Carlos Gil, Adriano Diglio e Alex Fonseca foram unânimes em agradecer ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao secretário de Estado, Marcelo Rangel, pelos importantes investimentos que somam educação e tecnologia.

“A Sala Sensorial e o Laboratório de Inovação irão representar avanços significativos para a educação inclusiva e o desenvolvimento tecnológico em Ivaiporã. Portanto, me resta parabenizar o governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o secretário Marcelo Rangel pela visão de futuro, comprometimento com a educação e inovação, e especialmente pela atenção dada ao município de Ivaiporã”, afirmou Carlos Gil, que pretende visitar em breve a Secretaria de Estado, Inovação, Modernização e Transformação Digital.

Em 2022, a Prefeitura de Ivaiporã assinou Termo de Cooperação Técnica com a Abinc, Kotra e Tecpar em função do Polo Agrotech – Incubadora Tecnológica, que se encontra em processo de conclusão na PR-466, e este ano Carlos Gil e Alex Fonseca conheceram as principais soluções inovadoras do Parque Tecnológico São José dos Campos. O objetivo é tornar a cidade de Ivaiporã cada vez mais inteligente.

Fonte: Prefeitura de Ivaiporã – Assessoria de Imprensa

Rolar para cima